Photos

Photographer's Note

O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma igreja, um adro e seis capelas anexas, localizado no município brasileiro de Congonhas, estado de Minas Gerais.

A igreja é um importante exemplar da arquitetura colonial brasileira, com uma rica decoração interna em talha dourada e pinturas. O adro é ornado com doze estátuas de profetas em pedra-sabão e as capelas contêm grupos escultóricos em madeira policromada que representam passos da Paixão de Cristo, estátuas criadas pelo Aleijadinho e seus assistentes. Outros artistas de gabarito participaram nas obras de construção e decoração, entre eles Francisco de Lima Cerqueira, João Nepomuceno Correia e Castro e Mestre Ataíde. O conjunto foi construído em várias etapas entre 1757 e 1875.

Sua implantação cenográfica e monumental, seguindo o modelo dos "sacro montes" europeus, não tem paralelos no Brasil à sua altura, e as capelas e o adro abrigam a parte mais relevante do legado escultórico do Aleijadinho. Tornou-se um ícone do Barroco brasileiro e do estado de Minas Gerais, e uma grande atração turística. Devido à sua superior importância histórica, social e artística, o conjunto foi tombado em 1939 como patrimônio histórico nacional pelo SPHAN, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985.

The Sanctuary of Bom Jesus de Matosinhos is an architectural complex consisting of a church, a churchyard and six annexed chapels, located in the Brazilian city of Congonhas, Minas Gerais state.

The church is an important example of colonial architecture, with a rich interior decoration in gold and paintings carvings. The churchyard is decorated with twelve statues of prophets in soapstone and chapels contain sculptural groups in polychrome wood representing steps of the Passion of Christ, statues created by Aleijadinho and his assistants. Other feedback artists participated in the construction and decoration, including Francisco de Lima Cerqueira, João Nepomuceno Correia e Castro and Master Athayde. The set was built in several stages between 1757 and 1875.

His scenic and monumental deployment, following the model of "sacred mountains" Europe has no parallel in Brazil to its height, and the chapels and forecourt house the most relevant part of the sculptural heritage of Aleijadinho. It became a Brazilian Baroque icon and the state of Minas Gerais, and a major tourist attraction. Due to its superior historical, social and artistic, the set was listed in 1939 as a national heritage by SPHAN, current Institute of National Historical and Artistic Heritage (IPHAN), and was declared a UNESCO World Heritage Site in 1985.

Make: NIKON CORPORATION
Model: NIKON D700
Software: Ver.1.02
Exposure Time: 1/50
F-Stop: f/16.0
ISO Speed Ratings: 200
Focal Length: 35 mm
Date Taken: 2014-10-09 14:20
Metering Mode: Pattern

dale54, lucasgalodoido, adramad trouve(nt) cette note utile

Photo Information
Viewed: 1417
Points: 22
Discussions
  • None
Additional Photos by Ricardo Rodrigues (ricardomattos) Gold Star Critiquer/Gold Note Writer [C: 749 W: 6 N: 1436] (9213)
View More Pictures
explore TREKEARTH