Photos

Photographer's Note

Esta foto foi tirada a caminhos de casa perto de Lameiro das Antas pertencente à freguesia de Santiago dos Velhos.

O concelho a que pertence esta localidade é composto por 4 freguesias: Arranhó, Arruda dos Vinhos(onde resido), Cardosas, Santiago dos Velhos.

Situada a cerca de 10 quilómetros de Arruda, tem como área 17 Km² divididos por Santiago dos Velhos, Adoseiros, A-do-Mourão, Carvalha, Lameiro das Antas, Con-tradinha, Covão de Cima, Outeiro das Doidas, Carrasqueira e muitos casais dispersos. A freguesia é bastante rural predominando a cultura do vinho e do trigo.

Continuação da Nota desta foto.

A complexidade técnica do moinho, por seu turno, da qual fazem parte peças essenciais e complicadas como a entrosga, o carreto, os fuselos, a segurelha ou o cadelo, dificulta também a compreensão do seu funcionamento por parte da população circundante. O construtor do moinho, para além de ter de ser sempre alguém com algum potencial económico, uma vez que o preço da pedra e das ferramentas necessárias à sua construção é substancial, tem também de possuir conhecimentos técnicos bastante profundos, aliados a algumas noções básicas de eólica e de engenharia. Os dados de natureza física, como a compreensão da relatividade dos choques entre os corpos, da fricção e de todos os fenómenos directamente relacionados com o esmagamento das sementes, terão contribuído também para alicerçar a convicção de que o moleiro é, de facto, um ser diferente. Em último lugar, o tipo de pedra utilizado na construção das mós, quer na parte dormente, quer na movente, pressupõe um vasto conhecimento geológico e geográfico das regiões em questão, para encontrar os tipos de pedra mas adequados às formas de grão que vão posteriormente ser moídas.

summer89 trouve(nt) cette note utile

Photo Information
Viewed: 3297
Points: 4
Discussions
  • None
Additional Photos by Pedro Algarvio (s0undt3ch) (59)
View More Pictures
explore TREKEARTH