Photos

Photographer's Note

O Convento de Nossa Senhora da Penha é um dos santuários mais antigos do Brasil. Data de 1558.

Foi fundado por Frei Pedro Palácios, frade franciscano espanhol que veio para o Brasil com os portugueses. Estabeleceu-se na capitania do Espírito Santo, em Vila Velha.

Frei Pedro não construiu o Convento. No início morava numa gruta, ao pé do morro, onde existe uma placa indicando o local. Pouco tempo depois, dificou uma ermida dedicada a São Francisco de Assis, num largo, em cima do morro, ao pé duma rocha, onde colocou um painel de Nossa Senhora das Alegrias que trouxe de Portugal. Este painel ainda se conserva no Santuário do Convento.

Em 1568, Frei Pedro mandou vir de Portugal uma imagem de Nossa Senhora das Alegrias. Esta ele a colocou no altar da capela que mandou edificar no cume da rocha, já em 1570. Fez uma festa de entronização da imagem. Depois desta festa, Frei Pedro veio a falecer, junto ao altar da capelinha de São Francisco. Foi sepultado no alpendre de Nossa Senhora. Em 1609, os restos mortais foram transladados para o Convento de Vitória, onde funciona, hoje, a Cúria Arquidiocesana.

Em 1643, foi calçada a ladeira da penitência. Tem sete voltas, lembrando as sete alegrias de Nossa Senhora.

Em 1644, construíram o corpo da igreja, transformando a capela existente em capela mor.

Em 1651, anexo à capela, no topo da rocha, deu-se início à construção do convento. Era pequeno, servindo apenas para alguns moradores. Em 1750, o convento foi remodelado e completado, ficando como o encontramos hoje. No decorrer dos anos, muitas reformas e reconstruções foram executadas, pois, açoitado pelos ventos e maresia, sofreu muitos danos.

Até hoje este convento está aí, bonito, bem conservado. Recebe milhares de romeiros, especialmente, durante a festa de Nossa Senhora da Penha, que se celebra na semana da páscoa.

O convento também é chamado de Santuário do Perdão e da Graça, porque é nesta casa, onde muitos se encontram com Deus e consigo mesmos. Encontram a misericórdia de Deus no perdão de seus pecados.

Foi dado o nome de Convento de Nossa Senhora da Penha porque está situado no topo de uma rocha.

Frei Geraldo Antônio Freiberger OFM

http://www.conventodapenha.org.br/convento2/?navega=santuario&codigo=10

Tort, Scharan, lucasgalodoido, zeca, AiresSantos trouve(nt) cette note utile

Photo Information
Viewed: 31814
Points: 14
Discussions
  • None
Additional Photos by Paula Miranda (ppmiranda) Gold Star Critiquer/Silver Workshop Editor/Silver Note Writer [C: 78 W: 34 N: 12] (373)
View More Pictures
explore TREKEARTH